Hibridismo, Coexistência, Preservação


Com o tema Consumo consciente: sensibilização para transformar o comportamento coletivo a II Bienal de Arte Têxtil Contemporânea, Fibra, edição Internacional lançará edital em 2020, para inscrições de artistas nacionais e internacionais. Prevista para acontecer no primeiro semestre de 2021, contará com a participação de artistas de diferentes países, e a exibição de obras,que envolverão diferentes linguagens no âmbito das artes visuais cont


emporâneas, alinhadas às questões de preservação transformando conceitos em atitudes. Palestras, debates, oficinas e conversas formam com o eixo expositivo um território simbólico na dimensão estética e geográfico na dimensão social para questionar seu próprio entorno em mútuas relações.

.

Ao contrário de outros projetos, este genuinamente produz pontas soltas. Explicasse: as pontas soltas aqui são pontes criadas na primeira edição da Fibra – Bienal de Arte Têxtil Contemporânea realizada em Porto Alegre/RS, de 12 de novembro a 20 de dezembro de 2019, que reuniu artistas, obras e diferentes propostas do universo da arte têxtil e da cultura brasileira; permitindo ampliar percepções para a segunda edição, estimulando os hibridismos de materiais, a coexistência de linguagens e a reflexão sobre consumo consciente.

.

O têxtil que possibilita vestir, andar, movimentar, ficar parado, gesticular, interagir, fabular, construir discursos e a postura do sujeito, também é têxtil no fazer arte e assumir uma postura, um papel social no imenso desafio que se tornou a vida contemporânea neste planeta que habitamos.

Com esse espírito de inquietação, a segunda edição da Fibra apresentará as tendências e os diferentes trabalhos de áreas que se mesclam na arte e na economia criativa trazendo para Porto Alegre, em 2021, artistas e obras, de diferentes países; inaugurando assim sua internacionalização. Também amplificará suas linhas de ação sobre a urgência de atitudes ecologicamente corretas, economicamente viáveis e socialmente justas.

  • Facebook
  • Instagram

©2020 por Plano B Cultural. Todos os direitos reservados.